sábado, 19 de novembro de 2011

Lupilândia



Lupi. Cínio. O que não é Rodrigues, mas também é dramático. De todas as crises e pés na bunda ministeriais, este tem sido pelo menos divertido. Lupicínica crônica de uma queda anunciada. Orlando caiu ereto como uma dignidade traçada a régua. Alfredo desabou direto na lata, evocando Evaldo Braga com o seu “eu não sou lixo”. O da Conab, no fundo, nunca enganou ninguém. Jobim, neste cenário, foi como uma letra de bossa nova – desafinou. Lupi, não.

Lupi oscila do ministério como um quadro do Zorra Total, pra não exagerar na metáfora e lembrar do antigo “Balança mas não cai”. Uma hora, ele manda beijos. Outra hora, anuncia-se maior do que a bala que corre em sua direção – “não é qualquer uma que me derruba”. Sabe-se que o calibre do escândalo pode variar, assim como o da caneta presidencial, mas convém não esquecer a potência inevitável dos canhões de guerra, sobretudo as internas. Lupi vai do “eu te amo” ao “não me toque”, vaga entre escudos e afagos. E assim vai ficando.

Lupi, cínico? Para ele, antes o humor do tipo autodepreciativo do que o brio pseudodefensivo. Mas admita-se que a arte de fazer bravata em queda livre não é para qualquer um. Precisa de um grau de desprendimento que não combina com o mundo de aparências em que vivem mídia, ministros e mortais, incluindo os dispensados. Um jornalista da alta roda até disse no twitter que Lupi mastiga de boca aberta nas noites do Piantella. Não sei qual das duas atitudes é a que mais pega mal – fazer barulho comendo no restaurante do poder transitório ou denunciar isso na rede social. Sei que as duas coisas fazem parte do, chamemos assim, mundo Lupi. Lupi way of life. A república lupilândica que a banca de revistas quer porque quer que seja aquela em que vivemos.

Um comentário:

  1. Olá, Boa tarde. Gostei bastante do blog, tem tudo pra ser sucesso. Já estou seguindo pq curti muito mesmo. Olha, tem como você me dar uma força me seguindo? Sabe como é né? Início de blog e ninguém pra ler nada. Abraços!

    ResponderExcluir